sexta-feira, 21 de maio de 2010

Balzacas na moda

Nunca fui ligada em tendências de moda. Aliás, detesto shopping e compras em geral. Sou meio muquirana, na verdade. Mas sempre tive senso de ridículo. Desde muito pequena, sempre ouvi minha mãe me dizer uma frase que ela ouviu do grande educador Paulo Freire: “Ninguém tem o direito de enfeiar o mundo”. Condordo. Então, apesar de não ser nem de longe uma mulher fashion, eu sempre tive a preocupação de me vestir de acordo com a ocasião e a idade. Só que o que antes caía superbem, hoje em dia fica meio ridículo.
Por exemplo, outro dia eu tinha uma baladinha e provei uma blusa que fez o maior sucesso nos meus tempos de faculdade, toda aberta nas costas, barriguinha de fora... um horror, né! Mesmo que eu estivesse na minha melhor forma, vamos combinar que esse visual só não parece vulgar em menininhas de 18, 19 anos. Então, resolvi fazer uma rapa no meu armário e vi que tem várias coisas lá que não ornam mais... especialmente minhas blusinhas de surf, ultrajustas e curtas.
Enfim, fiquei meio perdida, sem saber o que vestir nessa nova fase balzaca, e resolvi pedir uma consultoria completa para a produtora de moda e amiga do peito Mimi Kimura. A resposta: “Amiga, te acho uma raridade no planeta...rs Pois a grande maioria das mulheres não tem essa preocupação em mudar o jeito de se vestir depois que completam os 30 anos. Mas acho ótimo!!! A mulherada perde um pouco a noção e se veste como meninas de 15 anos ou senhoras de 50”. Viu como a minha preocupação tem fundamento?
A Mimi também achou que minhas blusinhas de surfistinha devem ser abandonadas para ontem! (Ai, que dor no coração! Eu tenho apego, gente!) Elas, roupas muito justas, que de tãaaaaao justas até marcam a linha da calcinha e blusas decotadas e curtas ao mesmo tempo. Lá se vai boa parte das minhas roupitchas... Mas tudo bem, eu aceito. Até porque as minhas calças de cintura baixa (que eu AMO!) podem continuar na ativa. Né, Mimi? “Éeeeeeeeeee, Dani. Você não precisa parar de usar as calças de cintura baixa, elas continuarão sendo muito úteis, desde que combinadas com blusas bacanas e mais compridinhas.” Eu sabia! “Mas se vc quiser apostar num modelo mais alto e discreto, lojas como a Siberian, Gregory, Cori e Luigi Bertolli possuem grandes opções de modelos e lavagens, e todas com uma cintura intermediária que cai muito bem. Os grandes magazines (Renner, C&A, Marisa, Riachuelo) têm suas linhas próprias para cada tipo de mulher. Dê uma olhada lá também.” Ouviram, meninas? Dá pra se vestir bem gastando pouco!
Agora, deixando de lado o meu estilo específico, a Mimi deu dicas para as balzacas de todas as tribos se vestirem bem e de acordo com a idade. Anotem aí!

Nessa idade, algumas mulheres já viraram mamães e precisam de algumas mudanças práticas na nova rotina. Ex: saltos mais confortaveis (ela dificilmente usará um salto agulha para ir a uma festa, pois em algum momento terá que segurar o filho no colo ou sair correndo atras dele).
Aposte sempre em sapatos de salto mais grosso, que sustente, e use todos os tipos de sapatilha. No inverno, botas de salto baixo a médio são bem-vindas.
Uma boa dica para quem não tem dó de gastar com sapatos é investir nos modelos “selo de controle” vendidos em lojas multimarcas. Eles são mais baixos, confortáveis e fofos. Não cansam e têm um design supermoderno.
Além dos modelos comfort flex (para mulheres que se preocupam muito mais com conforto do que com design, já que eles não são muito modernos). Você encontra esses modelos das marcas Piccadilly, Via Marte, Dakota.
Outra dica é investir em camisas, pois são atemporais e podem ser usadas em qualquer ocasião: almoço, passeio no shopping, jantar, reunião... Podem ser coloridas, estampadas, listradas, com lycra... Os modelos mais acinturadas deixam a mulher mais bonita e elegante. Mas existem também alguns modelos mais larguinhos (às vezes até parecem batinhas) que são descontraídos e ideais para os dias mais tranquilos. E se esfriar ou você precisar correr para um evento mais chique, acrescente um cardigan, um colete ou uma jaqueta/casaco.


Abuse dos vestidos, mas fuja dos supercurtos, mesmo que você tenha um ótimo corpinho. Compre modelos soltinhos, estampados... e combine com cintos. Eles podem ser finos, para marcar a cintura, ou mais largos, para segurar o caimento e dar um charme.
Os vestidos ficam ótimos quando combinados com meia-calça. Se for básico, abuse de meias descontaídas e coloridas: listrada, azul, cinza, vinho, rendada...





E quem não tem uma legging no guarda roupa? EEEEUUUUUU!!! Mas vou comprar, Mimi, prometo! Essa é outra peça bacana, confortável e acessível. É um curinga. A dica é: use a legging com peças que cubram o bumbum. Ex: camisas longas, blusinhas com casaquinhos de linhos, vestidos, trench coat. Dependendo do modelo e da cor, você pode usá-la na academia e no trabalho. Ou seja, é uma peça multi-uso! Pode e deve ser combinada com sapatilhas, saltos de todos os tamanhos e botas.
Muitas mulheres usam aqueles conjuntinhos de moleton. Eu até gosto dos modelos, mas somente para caminhar no parque ou fazer seu exercicio na academia. Eles são praticos, mas parecem pijama e dão a impressão de que acabamos de acordar e pegamos a primeira peça que encontramos no guarda-roupa. Então, fora do parque ou da academia, nem pensar! Invista em alguma produção, mesmo que seja um jeans e uma camisetinha básica.

Aproveite essa epoca tão fria do ano para invistir num casaco bacanudo. Daqueles que pagamos com gosto e que, com certeza, vão durar por muitos invernos. Ele fará toda a diferença no seu visual.

E como produção não existe sem acessórios, valorize seu look com um colar bacana, um brinco, uma pulseira... Mas não coloque tudo junto ao mesmo tempo agora! O menos é sempre mais.






Aprenderam, meninas?

Valeu, Mimi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa um comentário, vá!