sexta-feira, 12 de março de 2010

Não, não muda nada

Acho engraçado o valor que as pessoas dão para um pedaço de papel. Antes de casar com o Danilo, moramos juntos por um ano e alguns meses. Nessa fase, os palpiteiros de plantão fizeram as reflexões mais profundas sobre juntar as escovas de dentes. “Ah, depois que moram juntos os caras não casam, não. Pode esquecer.”; “Você vai ver, o tempo passa, vocês se acomodam, e você nunca vai casar de noiva. Com a minha amiga fulana foi assim.” Enfim, por mais que eu e o Danilo tivéssemos planos concretos de fazer uma festa de casamento, uma galera não botava a menor fé.
Marcamos a data e aí começaram as observações a respeito de assinar o tal papel. Ouvi barbaridades de todo tipo. Me disseram que depois casar os homens não ajudam com mais nada, passam o dia sentados no sofá tomando cerveja e dando ordens; que o peso da responsabilidade de casar no papel (Oi???) esfria a relação; que eu faria menos sexo, ficaria menos vaidosa e engordaria vários quilos depois de casar de verdade... Entre outras pérolas da sabedoria popular.
Foram incontáveis as vezes em que me perguntaram, dias antes do casório, se eu não estava com medo da responsabilidade. Medo de quê? Eu já não era casada? Não, faltava o papel... Ai, que preguiça!
Bom, fato é que agora todo mundo que me encontra pergunta como está a vida de casada. Claro que é com a melhor das intenções, querem realmente saber como eu estou. E sempre tem alguém que me pergunta: “E aí, mudou alguma coisa?”
Não, gente, não muda nada! O papel, como o nome já diz, é só um pedaço de papel. Não muda o que a gente sente, não pesa, não faz a menor diferença. Eu casei de noiva e fiz festa porque sonhei a vida toda com isso e queria dividir minha alegria de ter encontrado o amor da minha vida com as pessoas que são importantes pra mim. E assinar o papel veio no pacote-casório, nada mais.
Estar casado é dividir a vida com alguém, ser companheiro, encarar as adversidades e lutar junto para alcançar os sonhos comuns e os individuais também. O resto, se não for sonho – como no nosso caso – é bobagem.

9 comentários:

  1. É isso ai Dani!!!!
    As pessoas não se decidem.... acham um absurdo juntar as escovas de dente e depois surgem outras observações bizarras quando se decide casar no "papel"...hehehehe Vai entender!!
    Na minha opinião, as pessoas deveriam se preocupar mais com a própria vida.... será que ninguem percebe que o mais importante é o AMOR??? De que vale ter uma história de vida que parece mais um filme de tão "perfeitinha"...se falta o verdadeiro AMOR??? As pessoas hoje em dia se casam por pura aparência ou pq a sociedade exige que em um determinado momento você saia de casa e monte sua família....antes que fique velha e comece a escutar piadinhas idiotas do tipo" Ah mas ta solteira ainda??? Desse jeito vai ficar pra Titia hein.."
    O importante é ter ao nosso lado um companheiro, um amigo, um amante que nos complemente.. que o amor entre os dois seja recíproco e que exista respeito e admiração... o resto vem com o tempo e é só uma consequência.
    Pessoassss... pelo amor de Deus, foquem suas energias e atenção às pessoas que realmente precisam dela.... ajudem o proximo e façam a diferença na vida de alguém!! O resultado é gratificante.
    Beijos Dani e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, Dani! Passei pela mesma coisa. Um monte de perguntas sobre as mudanças depois do casamento e eu respondia ocmo vc: gente, nada muda! Aliás se tem alguma coisa que muda é a proximidade, o casal fica ainda mais próximo, mais amigo, mais apaixonado e, principalmente, mais feliz, não concorda? hehehehe
    beijos

    ResponderExcluir
  3. E daqui a pouco vão começar a perguntar sobre os filhos... o povo nunca está satisfeito, querem sempre mais, mais, mais... rs
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Concordo super, Neiloca!
    Beeeeeeeeeijos,

    ResponderExcluir
  5. Já estão perguntando, Fê... rsrsrs
    Beijos,

    ResponderExcluir
  6. Dã, pq uma pessoa postou como mãe de primeira viagem? é meu clone? rs, brincadeira

    ResponderExcluir
  7. hahaha
    É a Neila que tem um blog com o mesmo nome...rsrs
    Beijocas,

    ResponderExcluir
  8. Oi, Dani. Vi o endereço do seu blog no msn e vim dar uma futucada. Bom, o que vc diz aqui não só acontece, como vem acontecendo comigo. Atualmente moro com meu namorado desde Dezembro/Janeiro, e antes das pessoas me questionarem quanto a festa, eu mesma me encontro nesse impasse. Festa significa trabalho, desgaste, muito dinheiro; mas ao mesmo tempo celebrar o amor supera qualquer momento desagradavel que se possa ter nos preparativos. Pensei em dizer que não tem preço, mas preferi evitar o senso comum propagandístico e, embora não se compre amor, sabemos que em se tratando de uma festa,não é verdade. Para tanto precisamos também do aval da família - no meu caso,a aceitação não foi tão boa assim.
    Hoje em dia as pessoas fazem isso , mesmo: um estágio probatório. E se funcionar, ótimo. Vamos concretizar o casamento e registrar a união..nada mais justo, não? E é óbvio que não muda nada no dia seguinte a não ser pela ressaca, presentes, boas lembranças e o maravilhoso pretexto pra se viajar que é a lua-de-mel. Ser romântico custa caro, mas a celebração do casamento é a simbologia da união mais justificável que eu conheço. E olha que tem muita gente por aí que protestou contra a celebração e hoje, depois de anos de casado, se arrepende profundamente ....
    Beijão, Dani! Parabéns pelo casamento e Felicidades! Podemos tentar combinar um reencontro depois de anos, né?
    Mazó

    ResponderExcluir
  9. Mazó, quanto tempo! Desculpe a demora em responder.
    Claro que podemos marca um encontro. Vai ser ótimo!
    E olha, se você tiver o sonho de casar de noiva com festa e tudo mais, vai fundo! No fim, são essas coisas que valem a pena.
    Beijocas,

    ResponderExcluir

Deixa um comentário, vá!