quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O caminho do perdão

Eu tenho dificuldade para perdoar. Pronto, falei! Não só os outros, mas a mim mesma. Dizem que é do signo, mas não sei não. O que eu sei é que guardar mágoa no coração faz mal pra mim e mais ninguém. E ultimamente tenho sentido uma necessidade grande de ser mais benevolente, piedosa e caridosa com aqueles que me fizeram mal e também comigo. Como diz a minha reflexologista, em vez de só me cobrar, eu também preciso me abraçar de vez em quando. Eu sou humana e errar faz parte. E no fim das contas, todo mundo erra, né, gente? E quem sou eu para condenar.

A questão é que eu vim pra esse mundo com defeito e não consigo ligar a chavinha do perdão. Quer dizer, em alguns casos. Como ando refletindo muito sobre isso – até porque tenho buscado cuidar mais da minha espiritualidade e tentado ser uma pessoa melhor pra mim e pro mundo – percebi que eu já perdoei muita gente, e de verdade. Deixei pra lá desaforos estratosféricos e acreditei de todo coração que as pessoas podem mudar e mudam mesmo. Não me decepcionei.

Então, fiquei intrigada. Como é que funciona o MEU mecanismo do perdão? Por que consegui perdoar falhas graves com facilidade e outras, tão graves quanto, não? Não sou uma pessoa inflexível, não busco vingança, acho que tenho um gênio bom. Então, por que raios não consigo perdoar certas coisas? Lendo uma matéria sobre o assunto agorinha, acho que encontrei a resposta. Em todos os casos em que não fui capaz de perdoar faltou arrependimento, um pedido de desculpas sincero, a promessa de que aquilo não se repetiria jamais, nem comigo nem com ninguém. E na matéria vários especialistas dizem que isso é mesmo importante para que o perdão seja sincero e verdadeiro.

Descoberta interessante, hein? Sabe que fiquei um pouco mais leve? Eu não conseguia me perdoar por não perdoar quem me fez mal. Maluco isso, né?

Mas acho que mereço uma trégua. Está na hora de ser mais benevolente comigo mesma e de me perdoar por não ser perfeita, por sentir raiva de vez em quando, por não ser resignada como deveria. Será que eu consigo? Estou tentando. Já é um começo.

Um comentário:

  1. Consegue simmmmmmm, Dani!!
    Aliás, só o fato de Você já ter refletido e ter colocado isso no papel já mostra que o processo de evolução já começou há algum tempo... acredite!!
    Você é muito querida e uma pessoa especial. Antes de qualquer coisa Você tem que se Amar.... e quem ama, perdoa a si e aos outros.
    Um beijão e te vejo esse fds no chá da Vi!

    ResponderExcluir

Deixa um comentário, vá!