segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Manual do convidado

Minha cunhada casa agora em setembro e, acompanhando os preparativos dela, lembrei de quando era eu quem estava cansada, estressada e de saco cheio de escolher florzinha, embalagem de bem-casado, menu... Mas se você pensa que os fornecedores são o maior problema das noivas, está muito enganado. Com eles podemos ser sinceras, dar esporro, dizer que se não fizerem como querermos, não vamos pagar. Mas e os convidados? Como lidar com pessoas que não têm a menor noção de quanto custa fazer uma festa de casamento e de como é difícil organizar tudo quando a grana é curta, fruto do suor do nosso trabalho?
Então, para ajudar você, convidado e/ou parente sem noção, a não deixar ainda mais difícil esse momento pré-casamento, resolvi fazer um manual do convidado. Siga as dicas e ajude em vez de atrapalhar.

Respeite a quantidade de convites individuais: se com o seu convite vieram 2 convites individuais, isso significa que apenas você e mais uma pessoa foram convidados para a festa. E não, VOCÊ NÃO PODE LEVAR NINGUÉM A MAIS. Um buffet razoável não custa menos de R$ 80 por pessoa, ou seja, levar a família toda faz muita diferença para o bolso dos noivos.

A festa é dos noivos, não se intrometa: eu detesto ter família pequena, mas na hora do casamento foi uma dádiva. Sim, porque os parentes adoram meter o nariz (e no caso da italianada lá de casa isso seria um problema) onde não são chamados. A festa é dos noivos e, portanto, quem escolhe os convidados são eles, especialmente se a festa está sendo paga pelos dois. Aquela sua prima de terceiro grau que só viu a noiva na maternidade pode ser importante para você, mas não para a dona da festa. Então, não force a barra. Se quem não foi convidado reclamar com você (em uma demonstração clara de falta de noção, educação e bom-senso), diga simplesmente que a festa não é sua e que o número de convidados é restrito. Respeite a vontade dos noivos, por favor.

Confirme presença (ou ausência) pelamordedeus!!!: gente, quem casou sabe a importância de ter o número exato de convidados para planejar uma festa onde não falte e nem sobre comida e bebida. Claro que imprevistos acontecem, mas só confirme presença se você realmente estiver programado para comparecer. Não, não fica chato dizer que não vai ao casamento. O que fica chato é confirmar presença, não dar as caras e fazer os noivos pagarem a mais para o buffet, o fornecedor de bebidas e a decoração. Lembre-se: os valores são cobrados por pessoa e cada convidado faz diferença.

Os presentes são para os noivos, não para você – parte I: respeite a vontade dos noivos e compre o que foi pedido na lista. Não é você quem tem que gostar da cor do edredom, são eles. Você até pode comprar algo fora da lista, mas saiba que 90% dos noivos vão trocar o presente. Porque, afinal de contas, a casa é deles, né? E quem sabe o que fica bonito ou não são eles. (A exceção, nesse caso, fica para os amigos muito próximos, que conhecem bem os noivos e encontram presentes únicos e maravilhosos, como o vaso exclusivo e liiiiindo que a Thatá me deu, os castiçais de cristal escolhidos pelo Pelado e também o jogo de colherinhas de prata rebuscadíssimas do Cabeção. Nesses casos, presentes fora da lista são um charme!).

Os presentes são para os noivos, não para você - parte II: se os noivos pediram cotas de viagem, respeite. Nada de querer ver o seu presente na casa deles, ou querer que eles se lembrem de você cada vez que olharem para o conjunto de assadeiras Tramontina. Não interessa se você acha sem graça dar dinheiro. O importante é o que os noivos acham e precisam. Lembre-se de que o casamento é deles e as necessidades também. Quando for o seu casamento, você escolhe o que quer ganhar, ok?

Quem escolhe as músicas são os noivos, não insista: qualquer DJ que se preze consulta os noivos para saber quais estilos musicais devem tocar durante a festa e quais estão proibidos. Se os noivos não querem axé, não insista. E nem pense em reclamar com eles sobre a trilha sonora durante a festa. Além de ser inconveniente, é muita falta de educação.

Não ataque a mesa de doces antes do jantar: nem sempre a tática de colocar o bolo na mesa dos doces funciona para afastar os esfomeados. A falta de noção não tem limites, minha gente! Veja bem, a mesa de doces faz parte da decoração. Se você comê-los antes do jantar, as fotos vão ficar horríveis e o álbum dos noivos com cara de festa na favela. Os doces não vão fugir, pode acreditar. Nem os bem-casados. Tenha paciência e educação. Os noivos e os fotógrafos agradecem.

Não critique: esse é o último tópico, mas não menos importante. Não saia falando mal da festa. Cada um faz o que pode, como pode, e o mais importante é a felicidade dos noivos na realização desse sonho que é a festa do casamento. Mais uma vez, quem tem que gostar da festa e aproveitar ao máximo são os noivos, com a sua colaboração. Compartilhe da alegria deles, torça para que tenham uma vida de muito amor, dance mesmo se a música não for a sua favorita. Guarde para você as coisas de que não gostar. E quando chegar a sua hora de casar (ou da sua filha/filho) você faz diferente.

4 comentários:

  1. Daniii...
    SENSACIONAL o Post.... AHHHH se todos pudessem ler isso antes de fazer as M... que fazem, não?? rsrs
    ADOREIII ontem, e eu juro que não queria te derrubar da escada.. é que eu sai de lá meio atordoada sabe?? Acho que vc me entende.... hehehe
    É pra vc mulherrr!!! hahahaha
    Beijos querida,

    ResponderExcluir
  2. Cunhadinha, gostaria que vc enviasse tudo isso que vc falou perfeitamente para todos os meus convidados.hahahah!! isso seria o máximo...........não tem o que por , nem o que tirar!!.....é isso mesmo, já não chega o stress que vc passa , ainda tem q aturar gente sem noção..........mas no final das contas tudo dá certo graças a Deus...........bjinhos

    ResponderExcluir
  3. hahahahaha
    Me passa os e-mais, Vi, assim, como quem não quer nada...hahahahhaa
    Melhor, deixa que eu derrubo vinho "sem querer" nesse povo na segunda! rs
    Beijocas,

    ResponderExcluir

Deixa um comentário, vá!