quarta-feira, 16 de junho de 2010

As minhas copas

Ontem estava lendo um dos meus blogs favoritos, o Mulher 7x7, e me deparei com um texto delicioso da Martha Mendonça, intitulado “As copas da minha vida”. Achei bacana a ideia de entrelaçar a história das copas com a história pessoal dela e comecei relembrar as minhas copas. Foram 7 até agora. Esta é a oitava.
Em 1982 eu tinha apenas 2 anos, ou seja, não me lembro de nada.
Na de 86 já tinha 6, mas a única coisa de que me lembro é que meu primo casou em dia de jogo da seleção e meu pai e meu irmão, na época com 14 anos, ficaram fulos da vida, porque meus pais eram padrinhos, eu era daminha, e a gente não podia se atrasar.
Em 90 eu já era maiorzinha, mas sabe que não tenho grandes recordações? Nem lembro da escalação, pra falar a verdade. Vergonha, né?
Na de 94 eu estava na oitava série, jogava futebol no time da escola e o Palmeiras estava super em alta com aquele timaço da Parmalat. Ou seja, eu estava ligadíssima na copa. Eu e minhas amigas do colégio queríamos ver a final com os meninos do terceiro colegial e comemorar com eles o tetra na Paulista. Mas nossos pais não acharam a ideia boa e acabamos vendo o jogo na minha casa e comemorando por lá mesmo...rs
A copa de 1998 marcou a minha vida. Nessa época eu era louca por futebol, tanto que levei o bolão da copa na faculdade de jornalismo, onde entrei porque queria ser repórter de campo. Já estava tudo definido na minha cabeça, mas a copa mudou o rumo das coisas. Aquela história da convulsão do Ronaldo, somada à apatia do time na final, os fatos desencontrados, tudo aquilo me fez perder o gosto pelo futebol e, mais ainda, desconfiar da seriedade da copa do mundo, da Fifa e da CBF. Meio radical, eu sei, mas naquela época desisti total de torcer.
Na de 2002 eu tinha voltado a acompanhar todos os jogos do Palmeiras e a torcer pelo verdão, mais para provocar meu namorado na época, que era corintiano, do que por amor ao futebol. Acho que nunca me recuperei totalmente da desilusão de 1998... Os jogos foram de madrugada, então, acho que não os assisti com amigos, essas coisas. Mas lembro que a final foi divertida, reunimos uma galera e vibramos com a penta. Todo mundo encheu a cara, foi aquela alegria.
2006 foi, com certeza, um ano determinante na minha vida pessoal e profissional. Foi nesse ano que conheci, me apaixonei e comecei a namorar com o Danilo (que graças a Deus é santista, meu segundo time do coração!) e comecei a trabalhar na Abril, que era o meu objetivo profissional na época. Entre o começo de namoro e o emprego novo, copa do mundo. E a lembrança que ficou na minha memória dessa copa foi o feriado de Corpus Christi que passei com o Dan em Penedo. Assistimos a vários jogos juntos, claro, mas não sei por que não consigo me lembrar de nenhum...rsrsrs
E ontem o Brasil estreou na copa de 2010. Assisti ao primeiro jogo da seleção casada, na sala da minha primeira casa própria (financiada em 30 anos, mas quem se importa?). Nem me decepcionei com o resultado de 2x1 contra a Coréia do Norte, porque não esperava mais que isso dessa seleçãozinha mequetrefe do Dunga. Mas quando o jogo acabou, fiquei pensando que essa copa de 2010 é a copa dos meus 30 anos. A copa em que deixo para trás o treino tático desses 29 anos e entro em campo para disputar pra valer os jogos da vida adulta. Se o Brasil vai passar para a próxima fase eu não sei. Mas a minha estreia com o pé direito no time das balzacas já está marcada para o dia 23/06. Que seja uma goleada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa um comentário, vá!